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CAMINHÃO É RETIDO COM 2O MIL KG DE CARGA EXCEDENTE NA BR 060 | De Olho Goiás
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CAMINHÃO É RETIDO COM 2O MIL KG DE CARGA EXCEDENTE NA BR 060

A Polícia Rodoviária Federal flagrou nesta segunda-feira (09) um caminhão transportando mais de 20 toneladas de carga acima da capacidade máxima permitida. O veículo, um caminhão bitrem, seguia de Vera/MT para Conceição do Jacuípe/BA transportando milho a granel e foi parado para fiscalização na BR 060, em Abadiânia. Apesar do limite máximo de 74.000 kg, a balança acusou o peso de 94.720.

Além do peso em excesso, o veículo excedia também a sua capacidade máxima de tração em mais de 15 toneladas, o que prejudica a frenagem do conjunto de cavalo-trator e reboques, colocando em risco a vida de quem transita nas rodovias. Mais do que a segurança do veículo comprometida, o peso excedente também danifica o pavimento e contribui para a deterioração da malha viária.

O caminhão ainda estava com o vidro para-brisas danificado e as placas apagadas que, segundo o motorista, seriam para evitar multas de radar. O homem, de 45 anos, disse aos policiais não se importar com as multas aplicadas, que somadas com as já existentes custarão mais de R$ 36 mil, pois, segundo ele, “consegue derrubar tudo”.

Quando é flagrado o excesso de peso, a PRF autua com base no Código de Trânsito e, nos casos reincidentes, faz um boletim de ocorrência para o Ministério Público Federal (MPF) denunciando o crime de dano contra o patrimônio público devido aos desgastes provocados na malha viária. Nesses casos o MPF responsabiliza os autuados civil e criminalmente, além de viabilizar acordos judiciais e extrajudiciais para o pagamento de multas e indenizações por danos materiais e morais, que serão aplicados na aquisição de bens e equipamentos utilizados na fiscalização.

O veículo foi retido no posto da PRF em Anápolis e só poderá seguir viagem após a realização do transbordo e a reparação de todas as irregularidades.

É importante frisar que além de danificar o pavimento das rodovias, o excesso de peso compromete as frenagens, a suspensão, a dirigibilidade e a potência dos veículos de carga, podendo torná-los potenciais causadores de acidentes.

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