Warning: Declaration of tie_mega_menu_walker::start_el(&$output, $item, $depth, $args) should be compatible with Walker_Nav_Menu::start_el(&$output, $item, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /home/compraim/public_html/deolhogo.com.br/wp-content/themes/a1noticias/functions/theme-functions.php on line 0
JUIZ DE RIALMA CONDENA USINA DE ÁLCOOL INTERROMPER CAPTAÇÃO DE ÁGUA NO RIO DAS ALMAS | De Olho Goiás
Home / CIDADES / JUIZ DE RIALMA CONDENA USINA DE ÁLCOOL INTERROMPER CAPTAÇÃO DE ÁGUA NO RIO DAS ALMAS

JUIZ DE RIALMA CONDENA USINA DE ÁLCOOL INTERROMPER CAPTAÇÃO DE ÁGUA NO RIO DAS ALMAS

 O juiz Leonisson Antônio Estrela Silva determinou que a usina de álcool CRV Industrial interrompa captação de água da Bacia do Rio das Almas, em Rialma, região central de Goiás. De acordo com o magistrado, o procedimento irregular é feito para irrigação do cultivo de cana-de-açúcar e pode gerar “impactos ambientais severos” na região. Na decisão, que atende requerimento do Ministério Público, o juiz estipula ainda multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

Em nota a CRV Industrial, disse que possui o licenciamento para realizar a captação, mas o interrompeu espontaneamente até que a situação seja plenamente resolvida (veja abaixo).

Para embasar seu posicionamento, Silva destacou que a captação de água no rio, que abastece várias cidades da região, é feita “sem qualquer controle ou observância da legislação pertinente”.

Além disso, ele pondera que a continuidade dos atos causam risco de agravamento do problema, possível irreversibilidade dos danos e dificuldade de se promover qualquer plano de recuperação”.

Reincidência

O magistrado ainda salientou que a empresa é reincidente. De acordo com o promotor de Justiça Marcos Rios, que propôs a ação, em 2006, a empresa já havia sido notificada pelo mesmo motivo. A interdição foi cogitada, porém, na época, foi feito um acordo para que a companhia resolvesse o problema continuasse funcionando devido à quantidade de empregos que gerava.

“Diante da descoberta de uma reiteração de condutas ilícitas, a intenção era suspender o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) já existente e prosseguir na ação buscando ou uma reparação muito grande ao meio ambiente ou a interdição final das atividades da empresa”, destacou.

O Rio das Almas nasce na Serra dos Pireneus, em Pirenópolis, faz parte da Bacia do Tocantins e banha importantes cidades goianas.

Nas ruas de Rialma, a população lamenta o nível baixo do rio e cobra uma solução. “A gente vê o rio secando, é uma situação muito ruim. Dá uma tristeza, uma angústia. Porque o rio nunca chegou a esse estado, nunca foi assim”, lamenta a estudante Moniky Hellen de Lima. (G1)

rio

Subscribe to our Channel

Featured Video