Home / GOIÁS / DENGUE TIPO 2 VOLTA A CIRCULAR EM GOIÁS APÓS 9 ANOS E JÁ PREOCUPA

DENGUE TIPO 2 VOLTA A CIRCULAR EM GOIÁS APÓS 9 ANOS E JÁ PREOCUPA

Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou, nesta quarta-feira (18), um alerta sobre a volta da circulação do sorotipo 2 da dengueem Goiás. De acordo com o órgão, dos mais de 34 mil casos da doença registrados este ano, 81% foram identificados como do tipo 2, caso mais grave do vírus, que, segundo a secretaria, não circulava no estado desde 2008.

Segundo o coordenador de ações estratégicas em dengue do órgão, Murilo do Carmo Silva, o reaparecimento do tipo do vírus proporciona um grande risco de epidemia e deve mobilizar o poder público no combate aos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

“Os sintomas do tipo 2 são os mesmos dos demais, mas o agravamento dos infectados, na maioria dos casos, gera as hospitalizações mais graves, devido ao alto nível de virulência. A gente precisa reforçar o cuidado, eliminar a presença do mosquito em Goiás”, afirmou.

De acordo com a secretaria, 29 pessoas morreram este ano por conta da dengue, a maioria das mortes ocasionaras pelo tipo 2. Por conta do reaparecimento do sorotipo mais grave da doença, a Secretaria relançou, nesta manhã, a operação “Goias contra o Aedes”, para combater o Aedes aegypyti, mosquito transmissor da doença.

mos

Subscribe to our Channel

Featured Video